quarta-feira, 15 de abril de 2009

A história do Sport Club Corinthians Paulista

Time do Corinthians, campeão Paulista de 1914: primeiro título de uma história de glórias
Os moradores do bairro de Bom Retiro, em São Paulo, assistiram, em 1910, de certa forma reconfortados, a polícia fechar o Botafogo, clube que jogava partidas de futebol num terreno baldio da rua José Paulino. Ao final de cada jogo, ganhando ou perdendo, os integrantes do Botafogo se engalfinhavam com os adversários e ninguém, pelas redondezas, tinha sossego.
De todos, os mais tristes com o desaparecimento do clube eram Antônio Pereira, pintor de paredes, Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone e Anselmo Correia, os quatro últimos funcionários da São Paulo Railway. Afinal, eles jamais participavam de brigas.
Gostando de futebol, mas sem time para praticá-lo, os cinco amigos ficaram satisfeitos quando souberam que o Corinthians Team, da Inglaterra, viera jogar em São Paulo, depois de golear impiedosamente as equipes cariocas.
E foi depois de assistirem a vitória dos ingleses sobre o Palmeiras, no Velódromo, que eles tomaram a decisão de formar um clube. A primeira reunião realizou-se na noite do dia 1º de setembro de 1910, debaixo de um lampião a gás da rua José Paulino. O clube fora fundado mas não tinha nome.
No dia 5, na barbearia de Salvador Bataglia, que aderira ao grupo, Antônio sugeriu um nome que foi aprovado por todos que participavam da segunda reunião: Sport Club Corinthians Paulista. O primeiro treino do Corinthians só pôde ser realizado no dia 14 de setembro, pois os sócios do clube encontraram algumas dificuldades em arranjar os seis mil réis que custava a bola.
O uniforme, na falta de outro, ficou sendo o mesmo do extinto Botafogo: camisas azuis, com listras brancas finas e verticais. O primeiro jogo foi uma decepção. O União, dono de um time respeitável, derrotou o Corinthians por 1 a 0. O segundo, porém, contra A Atlética Lapa, marcou a sua primeira vitória: 5 a 0.
E foi a partir desse dia que o Corinthians passou a usar a sua camisa branca, com golas e punhos pretos. Com ela, o Corinthians estreou no Campeonato Paulista, em 1913, para enfrentar os temidos times da Liga e se tornar, anos depois, um dos clubes de maior torcida do Brasil. O primeiro título conquistado foi o Paulista de 1914.
(Fonte: A História Ilustrada do Futebol Brasileiro – volume 2 – Edobras – Editora Documentação Brasileira – 1969)

Nenhum comentário: