quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Sarau Maringânias - 14/12/07


Jornalista Simone Labegalini, mulher de De Paula, declamou
“Corre lá Toninho, vê como é que foi!


- Corre lá, Toninho, vê como é que foi!!
Saia voando do quarto, passava pela sala e atravessava a Floriano Peixoto
Chegava na casa da dona Lídia para ver o replay do gol do Brasil
Voltava correndo e contava para o meu avô Jacinto cada detalhe do lance
Foram quatro idas ou mais.
O Brasil venceu a Tchecoslováquia por 4 a 1
Copa do Mundo do México, 1970, dia 3 de junho
Na casa do Vô Jacinto e da Vó Maria não tinha televisão
Pouca gente tinha televisão naquela época
A dona Lídia tinha uma Colorado RQ com pés embutidos
A vizinhança lotou a sala da casa dela naquele dia
E lotaria nos jogos seguintes
Não fui porque quis ficar junto com meu avô ouvindo o jogo
O Vô Jacinto era quase cego e se emocionava criando as imagens do jogo
O rádio era seu companheiro inseparável
Ouvia futebol, novelas e programas sertanejos
- Corre lá, Toninho, vê como é que foi!!
- Vô, o Rivelino chutou e a bola atravessou a barreira
- Vô, o Pelé matou no peito e chutou no ângulo
- Vô, o Jairzinho chutou rasteiro no canto
- Vô, o Jairzinho deu um chapéu no zagueiro e fez o gol
Ele sorria, olhando para um ponto perdido
Sentado, com os braços sobre as pernas, ele cruzava os dedos
Cruar os dedos era o gesto característico do Vô Jacinto
Imaginava o que eu havia lhe falado e criava os gols à sua maneira
Assim foi contra a Romênia e Uruguai, no dia do meu aniversário de 13 anos
Nesse dia, 3 a 1 para nós, um sufoco, uma tensão
Tensão que só foi desfeita depois que Rivelino fez o terceiro
- Vô, o Tostão passou para o Clodoaldo chutar no ângulo
- Vô, o Jairzinho entrou driblando pela direita
- Vô, o Rivelino chutou da meia-lua
Idas e vindas alegres naquelas inesquecíveis quartas-feiras noturnas
Na Vila 7 (agora mudaram para Zona Sete), a uma quadra e meia da São Paulo
Nos domingos, assistia na casa dos meus pais
Contra Inglaterra, Peru e nos 4 a 1 contra a Itália, que valeu o título
Lá também tinha uma Colorado RQ
Dezenas de pessoas, gritaria, abraços, rojões, cerveja...
Bem diferente da torcida cúmplice e quase silenciosa minha e do meu avô
Imagens da TV em preto e branco
E lembranças coloridas
O Vô Jacinto não pode esperar a Copa de 74
Morreu no ano seguinte
A casa de madeira na Vila 7 (agora é Zona Sete) ainda está lá
A da dona Lídia, que já não está mais aqui, também
Outras pessoas, que não conheço, moram nelas
Um tio ficou com o rádio do meu avô
Eu fiquei com um monte de lembranças
Já se passaram tantas copas...
E o Toninho continua vendo como é que foi

Nenhum comentário: