terça-feira, 3 de março de 2009

Livro: "O Jornal do Bispo" - Cápítulo 40 - DOM JAIME, JOÃO PAULINO E FRANCISCO JULIÃO

Faz muito tempo, mas dom Jaime não esquece detalhes de fatos marcantes da vida política maringaense, fatos já relatados por historiadores da cidade, ocorridos antes da fundação da Folha do Norte.

Para explicar o porquê da marcação cerrada que o jornal fazia sobre o então prefeito João Paulino, o arcebispo busca uma história de 1961. Uma história que também mostra seu ânimo em alta no combate ao comunismo e a seus lídres:

“Justamente quando veio o Francisco Julião, naquele confronto ali na praça da Catedral, não tinha a Catedral nova ainda, tinha só o hotel do lado, o Bandeirantes Hotel. E nós tivemos então, lá na frente do palanque, o nosso comício. Pouco adiante havia o comício na praça Napoleão, do Francisco Julião, onde estava o João Paulino, o Haroldo Leon Peres, Túlio Vargas, estava daquele lado lá. Eles vieram pedir se o Francisco Julião podia falar comigo. De jeito nenhum! Ele não apareça aqui que será apedrejado. E quando acabou o comício deles, eles vieram, então houve um choque. O João Paulino, com o doutor Sebastião Pimentel levaram e esconderam o Julião. Aí, a nossa turma lá, estava todo mundo revoltado, foram ao Grande Hotel, quebraram vidros. Depois soubemos que eles esconderam Julião na casa do doutor Pimentel. Mas queriam pegá-lo. Mas porque o doutor João Paulino fez aquilo, porque ele não fez, isso é ele que sabe. Mas, houve esse confronto.”


Luta ferrenha contra o comunismo
(Reprodução)
Apoio irrestrito ao golpe militar de 31 de março de 1964
(Reprodução)No rodapé da capa, a Folha do Norte informa sobre o encontro de dom Jaime com o presidente Médici
(Reprodução)

Nenhum comentário: