terça-feira, 17 de março de 2009

Livro: “O Jornal do Bispo” - Capítulo 67 – QUEM PARIU MATEUS QUE O EMBALE

Só depois de 20 anos é que foi virada a última página da Folha do Norte do Paraná. O jornal foi fechado em 1979, mas dom Jaime só conseguiu dar baixa na sociedade em 1999. A demora, segundo o arcebispo, ocorreu por falta de documentos. Em 2001, o nome "Folha do Norte do Paraná" estava à disposição de quem quisesse utilizar, afirmava dom Jaime.

“Ainda queriam que eu ficasse com o nome Folha do Norte. Nós tínhamos propriedade do título, mas não interessa guardar este nome. Se alguém quiser abrir, pode. Nós encerramos a sociedade inteiramente.”

Para encerrar a sociedade, dom Jaime usou novamente do seu poder de influência e liderança. Os acionistas que, em sua maioria, entraram no negócio mais como uma forma de atender o então bispo, nada tiveram de retorno. O negócio mudou de mãos e os acionistas se tornaram colaboradores.

Da Diocese para Dutra, de Dutra para Fregadolli e de Fregadolli de volta para a Diocese. A grande Folha do Norte do Paraná havia se tornado um trambolho nas mãos de dom Jaime. Conforme o dito popular, “quem pariu Mateus que o embale”. E lá foi o responsável cuidar do espólio, pedir aos acionistas que passassem as ações para a Diocese.

“A finalidade foi a construção do Seminário. E a maioria, quase a totalidade dos acionistas, todos eles não tinham interesse também em dinheiro, que nem havia dinheiro para dar para eles. A única coisa que sobrou foi uma máquina impressora que eu vendi na ocasião não sei se por 500 cruzeiros. E foi colocado o dinheiro numa caderneta e aquilo foi rendendo, rendendo e quando, agora, terminou, aí conseguimos ter a maioria das ações, conseguimos os documentos necessários que era pedido em Curitiba. Sobraram, se não me engano, ultimamente, menos de R$ 10 mil. Foi dado ao Seminário. Uma colaboração desses acionistas que compraram as ações, que tinham em vista ajudar o Seminário.”


(Nota do autor: este depoimento de dom Jaime é de 2001. Hoje, o título “Folha do Norte do Paraná” está registrado no Instituto Nacional de Propeiedade Industrial em nome do jornalista Ângelo Rigon, desde 11 de novembro de 2008, com o número de propriedade 901301930)

Nenhum comentário: