terça-feira, 3 de março de 2009

Livro: “O Jornal do Bispo” – Capítulo 43 - O CÉU E A TERRA PASSARÃO

Durante toda a existência da Folha, salvo raras exceções, dom Jaime publicou artigos aos domingos. E na capa. Ele abordava qualquer assunto, como faz até hoje no espaço que lhe é concedido no O Diário do Norte do Paraná, também aos domingos. Naquela época, dom Jaime tinha o costume de colocar um salmo logo após o título do artigo.

A história a seguir foi contada por Walter Poppi, que trabalhou na Folha do Norte de 1970 até 1979, no último ano do jornal. No início dos anos 1970, o bispo enviou ao jornal um artigo para publicação com a correspondente citação bíblica. O deste dia era “O céu e a terra passarão, mas Tu não passarás.” Da redação para o linotipista, daí para a impressão e o jornal ganhou as ruas.

Por um erro monumental do linotipista ou capricho do destino, o leitor da Folha do Norte daquele domingo teve uma surpresa daquelas e não teve como não cair na gargalhada ao ler o texto abaixo do título: “O cú e a terra passarão, mas Tu não passarás.” Ocorreu que a letra “e” não entrou na linotipo e o acento agudo foi parar no “u”. A gozação foi geral. Todos ficaram imaginando qual seria a reação do bispo.

Esta é considerada a maior gafe da história da Folha. Dom Jaime ficou bastante chateado nos dias seguintes, para dizer o mínimo, mas não promoveu nenhuma retaliação. Ninguém foi despedido. Todo o pessoal do jornal se esforçou e foi convincente nas explicações. Ele acabou entendendo. Segundo Poppi, o bispo levou na esportiva. Afinal, religioso que é, sabe que errar é humano.

Nenhum comentário: