quarta-feira, 4 de março de 2009

Livro: "O Jornal do Bispo" - Capítulo 47 - A NUCA DO PREFEITO

Na posse de Silvio Barros como prefeito de Maringá, em fevereiro de 1973, não se sabe se com a aquiescência de Joaquim Dutra, foi tramada na redação da Folha do Norte uma forma de desprestigiar o prefeito eleito.

O objetivo era divulgar a posse, mas fazer de tudo para que Silvio aparecesse o mínimo possível. Dois repórteres, um deles Ismael Serra, simularam um abraço, que certamente deveria acontecer entre Adriano Valente, que estava deixando o cargo, e o novo prefeito.

Moracy Jacques, o fotógrafo, fez a foto. Revelada, analisaram que Moracy deveria se posicionar sempre em frente de Adriano. Assim foi feito. No Paço Municipal, na hora do abraço, lá estava o fotógrafo da Folha captando o sorriso de Adriano e a nuca de Silvio.

O plano seguinte era prestigiar em primeiro lugar a posse dos vereadores. No dia seguinte, o leitor da Folha foi surpreendido com a manchete: “Assume a Nova Câmara”.E, na dobra de baixo, o abraço sorridente de Adriano a um senhor, que, pelas circunstâncias, só poderia ser Silvio Barros.

Pela primeira e única vez na história da imprensa de Maringá – e vai saber se não é nacional esse fato -, o poder Legislativo municipal teve mais destaque na capa de um jornal do que o Executivo em reportagens sobre posse de eleitos.

A foto em que não aparece o rosto do eleito. Apenas Adriano, que deixava o cargo. Na manchete, a posse na Câmara Municipal
(Reprodução)
Silvio Barros, prefeito de Maringá de 1973 a 1976, e dom Jaime
(Reprodução - foto Museu Diocesano)

Nenhum comentário: