segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Meu Rio Ivaí querido



Lembro-me daquela vez
Que a seca abaixou seu leito
Quando eu te atravessei
Com água dando em meu peito
No seu meio então parei
Pra de tristeza chorar
E o que caiu dos meus olhos
Um rio chamado emoção
A você foi se juntar
Meu Rio Ivaí querido
Levou meu pranto pro mar

Desde os tempos de criança
Querido rio, você me fascina
Momentos eternos na lembrança
Amigo sereno, lento ou revolto
Às vezes calma sua passagem
Noutras feroz, um bicho solto
Sem obedecer suas margens
Urrando sabe lá se de dor
Batendo raivoso nas barrancas
Meu Rio Ivaí querido
Misterioso, lindo que encanta

Tantas histórias contaram de ti
Que ficaram no meu imaginário
Caboclo d`água, jibóia, sucuri
Pescadores amedrontados
Pesca noturna no velho Ivaí
Só valia pra quem era ousado
Tantos causos que não esqueci
Contados pelo meu velho pai
Que já atravessou a margem
Meu Rio Ivaí querido
Por onde for, levo tua imagem

De vez em quando faço de conta
Viro um menino, as pescarias
Nado, mergulho, pulo de ponta
Acompanho o pai, os lambaris
E então eu choro de saudade
Bate uma dor, vem a tristeza
Mas vendo a tua vitalidade
As lágrimas vão na correnteza
Vou contando tua história
Meu Rio Ivaí querido
Te trago sempre na memória

Hoje, depois de tanto tempo
Tantas coisas que já vivi
Nas horas boas e de lamento
Me lembro de ti, meu Ivaí
Pego meu filho pela mão
Mostro as coisas que aprendi
Pra ele ter a compreensão
Do amor que tenho por ti
Aquele meu rio de criança
Meu Rio Ivaí querido
Vou deixar pra ele de herança

(Antonio Roberto de Paula e Cláudio Viola)

2 comentários:

Unknown disse...

Muito linda essa poesia, sou de São Paulo e quando adolescente costumava passar minhas férias em um sito de minha familia em Borrazópois. Quantas pescarias noturnas, jogando cevada e tarrafa nas corredeiras eu participei....
Rio Ivaí querido... rio mítico... rio dos sonhos...
Parabéns pela linda homenagem ao rio mais lindo do mundo!

Unknown disse...

Olá, muito linda sua homenagem. Me diverti muito nesse rio maravilhoso, de águas hora limpa, hora lamacenta, certos pontos mansas outros correntes. Foram muitos anos de pescarias, lá pelos lados da cidade de Douradina, quase em seu final, já proximo de sua desembocadura no rio Paraná. Conheço + ou - pra mais de 300km desse rio. Abraços a todos os apaixonados pelo rio Ivaí.
Sergio Vicentini-(Marmita) Goiania-GO 29/10/2010