quarta-feira, 7 de novembro de 2007

A simbiose do ufanista e o comunista

Concordo que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas a narração original dos jogos da Copa de 70 do saudoso Geraldo José de Almeida, com os comentários do também saudoso João Saldanha, o maior cronista esportivo que este país já teve, é de fazer chorar de emoção. Mesmo que o teipe daquela memorável campanha deixasse de ser exibido, já valeria a pena ouvir aquela dupla soltar a voz e o coração num dos maiores momentos, senão o maior, do nosso futebol.

A TV Cultura de São Paulo, num programa inteligente e emocionante, relembrou o tricampeonato mundial conquistado pelo Brasil no México colocando gravações originais de grandes figuras do rádio esportivo que se renderam à magia da telinha, como Walter Abraão e Rui Porto, entre outros. Mas, para quem acompanhou todas as vitórias, várias delas dramáticas, as associa a Geraldo José de Almeida e João Saldanha. “Olha lá, olha lá, olha lá”, “Brasil patrão da bola”, “Ri-ve-li-no” e tantos outros bordões ficaram para sempre na nossa mente.

E mesmo passado mais de trinta anos, parece que foi ontem que conquistamos o título com um timaço, que dificilmente haverá outro igual no planeta. Com o Rei Pelé desfilando sua majestade em jogadas inesquecíveis e o séqüito de virtuoses como Gerson, Rivelino, Tostão, Jairzinho e Clodoaldo. Revendo o teipe e ouvindo a transmissão, percebe-se que nada das realizações de Almeida e Saldanha era calculado.

Na sessão de dribles de Clodoaldo em cinco italianos, pouco antes do golaço de Carlos Alberto, quando encerramos a goleada, o narrador se limitou a dar gritos de alegria e admiração. Quando o título já era nosso, João Saldanha agiu como um torcedor que estivesse grudado na TV em preto e branco em qualquer canto do país e saiu com esta: “Vai você aí que eu já não agüento falar mais nada.”

A televisão se modernizou, ficou colorida, a competição abriu as portas para as transmissões sisudas, divertidas, enfadonhas e bizarras. Aqueles precursores soltavam o coração e tudo o mais que viesse a seguir pouco interessava. Um ufanista e um comunista levando a voz da emoção para o Brasil. Ressalte-se o clima sombrio em que o país vivia.

Os militares usaram nossa seleção como propaganda da ditadura, mas é inegável que o cidadão consciente soube vibrar e valorizar o tri ao mesmo tempo em que condenava a repressão. As imagens ficarão gravadas para sempre. O chute do meio do campo de Pelé quase marcando um gol antológico na Tchecoslováquia, o drible de corpo em Mazurkiewski, goleiro uruguaio, a jogada de Tostão que deu início ao gol de Jair contra a Inglaterra, o petardo de Gerson fazendo 2 a 1 na Itália e o gesto do capitão Carlos Alberto erguendo a Jules Rimet.
Estas cenas jamais serão esquecidas. Geraldo José de Almeida e João Saldanha deram emoção vitalícia a elas. Quem teve o privilégio de vê-las ao vivo sabe disso.

(Livro Da minha Janela, publicado em 2003)

Nenhum comentário: