terça-feira, 13 de novembro de 2007

Noites no fim do mundo


O cantinho de Olegário ficava no final de uma ruazinha ordinária. Ou na extensão dela. Para chegar à última e solitária casinha, era preciso enfrentar um cascalho e depois um declive bastante irregular. Os postes ficavam para trás, antes da extenuante caminhada por terra. Ao fundo, uma mata alta, vistosa.

O pó ou o barro e a distância de tudo haviam isolado o lugar. Olegário gostava dali. Sem vizinhos, número na porta, caixa de correio e coleta de lixo. Uma cerca viva, ligada a uma varandinha por um estreito caminho de tijolos quebrados, delimitava seu precioso espaço.

A companheira se fôra. Olegário não explicava como, quando e para qual lugar. Olegário era só e assim havia de ser porque ele queria que fosse. A companhia era Ringo, o cão magro e sonolento que, a exemplo do dono, não tinha pressa nem ansiedade. Era o terceiro Ringo, tão sossegado quanto os outros que morreram de velhice, ou melhor, de excesso de vida. E assim foi com o quarto, o quinto... Todos Ringos, todos em paz. Assim como Olegário.

Na casinhola de três cômodos mínimos, equilibrada em velhos troncos e ripas rachadas, o solitário Olegário era feliz. Sem eletricidade, conforto e integração com o mundo, ele tornava longas e suaves suas noites.

Olegário preparava sua comida, lavava sua roupa, cuidava de antigas dores, acondicionando-as resignadamente, e guardava seus sonhos. Seu prazer era pôr um calção e sentar na soleira da porta para ouvir o silêncio e os grilos ocasionais. Quando a lua não vinha, um negrume avassalador circundava a casa, passava pela varandinha, penetrava na cozinha e nos quartos, fazendo transbordar a solidão. Uma solidão que ele precisava. Na noite quente, quando a lua era cheia, ela clareava o verde da mata, o marrom do carreador e o sorriso de Olegário. Solidão com sorriso.

Distantes, em outro mundo, os cães ladravam. Ringo ignorava, encostando a cara no chão. Longínquos roncos de motores queriam avisar da existência humana. Em segurança no seu lugar, na sua fortaleza, junto da natureza acomodada, parceira silenciosa, Olegário trocava olhares com o mato, a terra e o céu, e se desprendia do relógio e das pelejas.

Humano bicho Olegário, pele escura de pai, de mãe e do sol. Mãos duras feitas pelos cabos e ferramentas. Sorriso de brilho que saía da alma de luz. Assim eram as noites de Olegário. Livre e saciado, num mundo de contemplação onde o tempo parava, esperava ou caminhava lento querendo esquecer de avisar o sol. O progresso, com aspas, engoliu Olegário, sua casinha, o mato, o cachorro e suas noites.

(Publicado no jornal O Diário do Norte do Paraná, em 15/04/07 )

Nenhum comentário: